Cursos

O curso, o evento:

E se você pudesse compreender bem como tudo numa cena de crime aconteceu? Como você se sentiria?
Todos os dias vários são os crimes que acontecem, em todas as esferas, desde aqueles de menor importância, até os assassinatos por arma de fogo.

Conseguir entender uma cena de crime complexa parece ser bem difícil, mas não é, pelo contrário, é simples, desde que você saiba o que procurar. Tudo relacionado a Balística Forense tem forte papel com a história do caso, da investigação policial e principalmente da Perícia Criminal. Se você quer descobrir algo, siga os seus rastros. Vamos entrar de cabeça em vários casos reais e em experimentos práticos de excelência.


CONTEÚDO PROGRAMA DO CURSO DE BALÍSTICA FORENSE COM AULA PRÁTICA DE TIRO:

-Introdução à balística: Definições e divisões
-Tipos de armas de fogo e suas partes e característica de cada uma delas em confronto: revólveres, Pistolas, armas longas (espingardas, carabinas, metralhadoras, fuzis), armas artesanais, armas não letais.
-Munições de arma de fogo: estojo, espoleta, mistura iniciadora e projétil
-Situação atual sobre aquisição de armas de fogo no Brasil
-Normas de conduta, segurança e manuseio com armas de fogo
-Condutas em um estande de tiros
-Conhecendo um pouco do Clube de Tiro e dos serviços oferecidos aos associados
-A importância da balística para a Perícia Criminal
-Confronto balístico: Padrões em balística, exame microcomparativo em projéteis, exame microcomparativo em estojos
-Exames químicos em Balística Forense: Exame residuográfico, exame de recentidade de disparo e exame metalográfico.
-Balística terminal: efeitos primários, efeitos secundários, distância do disparo, trajeto do projétil
-Cenas de crimes de homicídios relacionados a disparo de armas de fogos e lesões por Projéteis de Arma de Fogo (PAF)
-Reprodução simulada de homicídios envolvendo disparo de armas de fogo
-Como proceder em cenas de crime de homicídio relacionado a disparo de armas de fogo (PARTE PRÁTICA)
-Como proceder a reprodução simulada dos fatos em casos de homicídios por disparo de armas de fogo (PARTE PRÁTICA)
-Confecção de linhas de tiro e coleta de vestígios em cenas de crime (PARTE PRÁTICA)
-Aula prática de tiro (PARTE PRÁTICA)
Observação: Cada aluno terá liberdade para caso seja do seu interesse, realizar compra de mais munições e realizar o disparo no estande de tiro, logo após encerrar os disparos relacionados ao curso.


“Foi uma sensação extraordinária atirar pela primeira vez, pensei que esse dia nunca fosse chegar”
Andreza Vasconcelos – Caruaru/PE

“Foi excelente a experiência de atirar com tantas armas, achei muito legal sentir que eu também consigo fazer bons tiros, mesmo nunca tendo atirado antes, valeu muito a pena!”
Carla Lucena – Recife/PE

“Eu não imaginava que existia esses bastidores na Perícia Criminal, com um capítulo a parte para a Balística Forense, vim de longe buscar conhecimento com quem tem experiência e valeu cada centavo!”
Renata de Assis – Fortaleza/CE

“Foi um curso incrível, meu Instagram tá bombando com o tanto de fotos que postei com quase todas as armas do estande de tiro, não sabia que seria tão bom. Parabéns a todos da organização!”
Ericka Rocha – São Paulo/SP


Bônus do Curso:

Bônus 1:
Cordão de crachá temático da Perícia Criminal

Bônus 2:
Coffee-break na manhã do sábado e lanche na tarde do domingo (sábado à tarde e domingo pela manhã tem os horários fragmentados por grupo)

Bônus 3:
Material exclusivo do curso recebido no dia, para aplicação prática

Bônus 4:
Participação do grupo de WhatsApp exclusivo do evento, para receber materiais gratuitos diariamente e poder tirar dúvidas diretamente com o Perito Criminal.


FAQs – Perguntas Frequentes

Qualquer pessoa pode participar desse evento, desde que seja maior de 18 anos (dos 16 aos 18 anos pode participar mediante autorização dos pais) e não pode participar mulheres grávidas.
Se você tem interesse em ter a experiência de atirar com 4 tipos de armas de fogo de calibres diferentes e além disso, entender como se faz uma análise e processamento de uma cena de crime, esse curso é para você.
O valor do curso é de R$349,90 (valor promocional) que pode ser pago por boleto bancário ou cartão de crédito. Se tiver interesse em fazer o pagamento por transferência bancária (Bradesco, CEF ou Banco do Brasil) ganha um desconto extra de 5% no valor. P.S.: Esse curso de Balística Forense além de ser raro de se encontrar no Brasil, costuma ser na faixa de valor acima dos R$650 reais
O curso tem duração de 2 dias (23 e 24 de Novembro – sábado e domingo) das 8h às 17h em cada dia. Cada participante recebe certificado de 20 horas aula.
Cada participante vai atirar com espingarda calibre 12, revólver 38, pistola 380 e pistola 40. Os participantes poderão comprar de forma avulsa munições para efetuarem mais disparos com as mesmas armas ou com outras armas que estiverem disponíveis no estande.

Sobre o palestrante:

Henrique Tabosa é Perito Criminal da Polícia Científica de Pernambuco. Com 10 anos de experiência, ele já analisou e processou mais de mil cenas de crime e de toda essa experiência o professor agrupa essas informações em formato de cursos de extensão, pois tem como missão levar os conhecimentos sobre Perícia Criminal para todos aqueles interessados. Henrique é professor universitário do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco) e lá é o presidente do Clube Forense do IFPE, local no qual com um grupo de estudantes realizada atividades Forenses todas as semanas. É autor do livro “O Caso do Marchante Suicida” que já tem cópias vendidas para todos os Estados brasileiros. Para acessar seu canal de YouTube e Instagram é só pesquisar por Perito Criminal Henrique Tabosa.